sexta-feira, 25 de julho de 2014

Tapioca com recheio de maçã caramelizada com mel e canela!

Grüezi mitenand!!!

O que era pra ser um teste de receita virou o post de hoje: tapioca com recheio de maçã caramelizada com mel e canela!

A receita de hoje segue a linha da praticidade, rapidez e versatilidade! Mas dessa vez, trata-se de uma receita tipicamente brasileira, de origem indígena!

A tapioca é um alimento "simples" feito a partir de polvilho doce (fécula extraída da mandioca). Visualmente, eu diria que assemelha-se a um crepe, mas o sabor é bastante diferente!
Por ter um sabor bem suave e neutro, combina com diversas variações de recheio, tanto doces quanto salgados.


Modo de fazer:
- 1 medida de polvilho doce (eu usei 60 gramas)
- 1/2 medida de água
- 1 pitada de sal (apenas se quiser, eu fiz sem!!!)

- 1 maçã (sem sementes) picada em cubinhos pequenos
- 1 colher de sopa de mel
- 1/2 colher de manteiga (ou azeite, se quiser um produto sem lactose)
- 1/2 colher de açúcar cristal (se usar o mascavo, ficará ainda melhor)
- Gotas de suco de limão, a gosto
- Canela em pó, a gosto

Para fazer a massa da tapioca, misture em um recipiente o polvilho com a água, e mexa (com a mão é mais fácil) até obter um "produto" úmido (mas com aspecto ainda seco), integrado, mas de visual estranho, grumoso (veja foto abaixo). Deixe descansar por aproximadamente uns 10 a 15 minutos, para que o polvilho complete sua hidratação.



A partir de então, passe esta goma por uma peneira, para que se torne uma goma fina, que será usada para fazer a tapioca
Em uma frigideira antiaderente em fogo médio-alto, distribua a goma fina sobre o fundo da frigideira, sem untar mesmo. Distribua de forma que o fundo fique uniforme e continuamente coberto por uma camada fina de goma, sem falhas. Deixe assar por cerca de uns 3 a 4 minutos, e faça o mesmo do outro lado.
O "ponto" depende da predileção de cada um, mas se pretender enrolar/dobrar a tapioca, não deixe assar excessivamente, pois nesse caso a massa ficará quebradiça.

Para o recheio, pique a maçã em pequenos cubinhos. Em uma frigideira antiaderente, coloque a manteiga (ou azeite), o açúcar, o mel, a canela em pó e as gotas de limão. Acrescente a maçã e mexa até que fique com aspecto dourado e caramelizado.

Agora é só distribuir o recheio sobre a tapioca, dobrar ou enrolar (ou não), e comer!




SUGESTÕES: Sirva com mel sobre a iguaria! Fica ainda melhor (apesar de bem mais calórico)!
Diversos outros recheios ficam perfeitos para a tapioca, faça o de sua preferência! (Eu testei o de maçã, pois preciso consumir as várias maçãs que comprei em um momento de grande empolgação no mercado!!!)

DICA DE SAÚDE:
A tapioca é um alimento SEM GLÚTEN, SEM GORDURAS HIDROGENADAS OU TRANS, E SEM SAL (SE NÃO USÁ-LO).
Mas como nem tudo é perfeito, a tapioca é um alimento fonte de carboidrato simples, com alto índice glicérico (o açúcar proveniente do polvilho é rapidamente absorvido no intestino). Assim, vale a pena acrescentar chia, linhaça, quinoa ou amaranto à goma fina, logo antes de colocar na frigideira. Dessa forma, reduz-se a velocidade de absorção dos açúcares no intestino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário